sexta-feira, 13 de julho de 2007

Justiça


"– Mas a justiça está a funcionar?
– É melhor esperar pela próxima semana, poderá haver novidades. Mas se o Benfica não tivesse intervindo, isto teria ficado em ‘águas de bacalhau’..."
Luís Filipe Vieira, in Grande Entrevista, RTP1, 12-Jul-07

Este homem faz as minhas delícias (é a melhor forma de encarar um insulto à minha inteligência). É que quando chega a parte de fazer como ele tanto gosta aquele discurso populista tão do agrado dos seus adeptos, perde completamente a noção do que diz e de até onde pode ir.

Depois da monumental gaffe do "mais importante do que contratar jogadores é meter o Cunha Leal na Liga", temos agora esta. É que o homem dá a entender que controla os ritmos da justiça, ou que pelo menos está informado do que se passa com um processo supostamente secreto. Mas ainda vai mais longe arvorando-se em fiscal da justiça, dando a entender que é graças a si que alguns processos estão a evoluir.

Isto demonstra a promiscuidade que existe entre organismos oficiais - tribunais, fisco, etc. - e alguns clubes. Não admira, os funcionários são pessoas, que têm amor ao dinheiro, ao poder ou ao clube.

Demonstra também a forma como o futebol estupidifica - ou irracionaliza, se preferirem um termo menos agressivo - as pessoas.

ps: Ah, e por favor seja mais criativo! Cada vez que tem de responder a alguma afirmação do presidente do seu rival FC Porto (Pinto da Costa), lá vêm as referências às boites ou ao Apito Dourado. Já sei que não devia esperar nada mais desta personagem, mas...

Sem comentários: