terça-feira, 10 de julho de 2007

Combate ao Crime


"... tem havido uma postura correcta das nossas claques. Os No Name Boys são todos sócios do Benfica, têm 800 cativos no Estádio da Luz, e, nos Diabos Vermelhos, a grande maioria são, também, sócios do Benfica.",Luís Filipe Vieira

O presidente do SL Benfica produziu estas declarações na ressaca dos tristes acontecimentos protagonizados pela claque do FC Porto depois de terem sido colocados no 2º anel do novo Estádio da Luz, referindo-se à forma como o Benfica tentou atacar o problema reunindo com as claques e "solicitando-lhes" que se fizessem sócios.

O que dizer disto? Este homem é um visionário! Descobriu uma forma milagrosa e simples de combater o crime: agarra-se num vândalo de qualquer espécie, faz-se esse vândalo sócio do SLB e este passa a portar-se bem. Fica automatica e instantaneamente corrigido.

Esta solução condensa em si todas as vantagens. É fácil, é barata, é simples de aplicar, e vai aliviar as nossas prisões e os nossos tribunais.

Já estou a imaginar a leitura das sentenças em tribunal:
    - "Como o réu não tem antecedentes, vou aplicar uma pena acessória de pré-inscrição de sócio no SLB, que passará automaticamente a efectiva em caso de reincidência em prática criminal" (a probabilidade de reincidência é praticamente nula, como é sabido).

    - "Vou aplicar a pena mínima prevista para este crime, pelo que fica o réu condenado a ser sócio correspondente do Benfica nos próximos 2 anos".

    - "Revestindo-se o crime de uma gravidade extrema e tendo o réu agido de uma forma friamente planeada, fica condenado à pena máxima, em cúmulo jurídico de 20 anos de sócio do SLB, com lugar cativo e obrigatoriedade de se apresentar a TODOS os jogos que o SLB realize em casa (no seu estado ou em estádio alternativo, caso este esteja interditado) com o equipamento alternativo (rosa, como é sabido) vestido".

A parte quase milagrosa desta solução é que consegue ainda responder positivamente ao problema até agora irresolúvel de satisfazer ambas as visões do sistema penal (a correctiva e a punitiva). É que além de funcionar como correcção imediata do cidadão o facto de se fazer sócio do SLB, ser-se obrigado a ser sócio dessa popular colectividade também é uma severa punição.

Depois de anos a fio a tentar transformar cepos (Beto, Fernando Aguiar, etc.) em craques vestindo-lhes uma camisola com o símbolo da águia e da bicicleta, ataca-se agora uma causa bem mais nobre que é o combate ao crime. Afinal o LFV está a extrapolar a sua promessa de lutar pela limpeza do futebol português: vai limpar a própria sociedade. Bem haja!

ps: Para os cépticos que duvidem do sucesso desta campanha, já imaginaram algum criminoso com este aspecto? De certeza que não...

Sem comentários: