quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Uma casa (de banho à) não-portuguesa

Neste momento encontro-me no leste da Europa, num país onde é seguido um estilo de divisão da casa idêntico ao que é utilizado em Inglaterra: a separação da retrete (localizada no que os ingleses chamam de "toilet") do resto da casa de banho (na tradução literal para inglês, que não na equivalência de instalações, a "bathroom").

Isto tem uma vantagem grande óbvia e imediata que é a imunização de certos cheiros enquanto se toma banho ou se escova o alvo teclado.

No entanto, tem o efeito pernicioso de tornar o acto tão solene de "arrear o calhau" - solene pelo menos em Portugal, ao ponto de lhe termos oferecido esta brilhante nomenclatura - numa espécie de punição. É que as toilets são lugares pequenos desprovidos de qualquer decoração, quatro paredes despidas e esmagadoras que mais se assemelham a uma solitaria, divisão tão popular nos regimes opressores. E, como tal, até tornam um acto que pode ser acompanhado por uma bela leitura - quem sabe até por uma musiquinha - num acto altamente... solitário.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem sei que diga...
Será que se assemelha aos nossos wc de há 50 anos atrás?
Tem a ver com o facto de ser um país ainda pouco desenvolvido ou é mesmo assim?
A cena dos cheiros fica assegurada.
Pelo menos não gastam dinheirito em ambientadores.
E que tal a passagem de ano?
beijokas
Div de divertida